Papiloma

Gel vaginal para aplicação tópica em lesões pré-cancerígenas causadas pelo vírus do Papiloma Humano.



Descrição do projeto

1. O projeto PAPILOMA propõe desenvolver um protótipo que é um gel vaginal para o tratamento de lesões intra-epiteliais de baixo e alto grau provocadas pelo vírus do Papiloma Humano (HPV), evitando a sua evolução para cancro do colo do útero. Foi realizada a produção e caraterização do gel em fase de scaling up, ensaios de atividade, eficácia, segurança biológica, ensaios pré- clínicos em modelo in vivo, ex vivo e estudos de permeabilidade em biopsias de mulheres com lesões de baixo e alto grau provocadas pelo HPV. PAPILOMA distingue-se pela transversalidade e simplicidade da utilização do protótipo, propondo uma embalagem eficiente, ecológica e sustentável para aplicação do gel vaginal no domicílio, não havendo necessidade de intervenção médica.

2. PAPILOMA terá impacto na Região Centro, em particular no Território do Interior o qual permitirá ampliar a economia local, fixar recursos humanos e contribuir para transferência do conhecimento gerado na universidade para empresas e unidades de saúde. O desenvolvimento do protótipo envolveu uma equipa multidisciplinar de várias instituições do setor da saúde, nomeadamente, Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, Labfit - HPRD Lda, Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, CITAB - Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas- Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e PIEP – Inovação em Engenharia de Polímeros.

3. PAPILOMA irá utilizar materiais/reagentes de origem natural obtidas a partir de plantas, lípidos; por exemplo, na formulação da nanopartícula introduziu-se o óleo essencial do Thymus vulgaris, conhecido pela sua capacidade antimicrobiana e antivírica.

4. PAPILOMA pretende desenvolver um protótipo com valor acrescentado, apresentando várias soluções inovadoras na conceção e produção do gel na área da saúde/farmacêutica.


Objetivo principal

Desenvolver um protótipo que é um gel vaginal para o tratamento de lesões intra-epiteliais de baixo e alto grau provocadas pelo vírus do Papiloma Humano, evitando a sua evolução para cancro do colo do útero.